Dutiful

Acordei cedo me sentindo muito bem. Fiz meu café e comecei a assistir vídeos me que me inspirassem. Caí no canal do School of Life sobre Os Perigos de ser obediente. Obediente no sentido de pessoa correta que é responsável e correta, ou como diz mainha, ser um "pilar da sociedade".
Quando crianças aprendemos que não se brinca em trabalho e que temos que fazer as lições de casa gostando ou não pois no futuro você terá que ganhar seu dinheiro e obedecer regras e fazer tarefas que nem sempre te agradarão. No entanto o extremo da obediência nos afasta dos nossos prazeres, daquilo que de fato nos faz vibrar. Ao longo do tempo você sente aquele vazio no peito e sente que fez tudo certo, talvez tenha até conseguido aquilo que seus pais queriam: trabalho, carreira, conforto e estabilidade, porém é uma chatice sem fim. Definitivamente te falta o prazer de viver. O segredo de uma vida equilibrada é saber dosar prazer e obrigação.
Outro ponto do vídeo é que pessoas bem sucedidas trabalham com o que amam e naturalmente são mais criativas, originais e se conectam com o que faz seus clientes ou consumidores felizes. Isso consequentemente se traduzirá em renda.
Ontem estava comendo pizza com o Dudu, meu amigo/vizinho/irmão mais velho, e entendi mais um ponto de afinidade nosso: amamos o que fazemos. Nos permitimos nos divertir na função que escolhemos exercer e os elogios e convite para novos trabalhos vêm por si só.
Infelizmente essa separação entre trabalho e lazer é martelada constantemente não só pela família, mas pela sociedade que acha normal estar entediado e infeliz porque "a vida é assim mesmo". Ainda insisto na desgraça que a igreja católica criou por onde passou, mas isso vai ter um post exclusivo.
A vida é uma aventura.
Teve um período que eu fazia questão de frequentar velórios para entender que EU TAMBÉM VOU MORRER. Todo mundo que você conhece também vai e de que valeu ter sido uma pessoa "certinha" e infeliz?
Gratidão é praticar a alegria diariamente inclusive no trabalho. Namastê.
The danger of being dutiful

Comentários

Postagens mais visitadas